O Prefeito André Mônica
Após três mandatos como vereador, sendo presidente da Câmara por duas vezes, André Mônica foi eleito prefeito de Araruama.
Acumulando em seu currículo a presidência da Câmara dos Vereadores por duas vezes, a Superintendência Regional do Governo do Estado e a função de assessor Especial do Governo Sérgio Cabral, André iniciou sua vida política participando ativamente de movimentos estudantis.
Formado em Direito aos 22 anos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi membro do Diretório Acadêmico "Evaristo da Veiga" e do Diretório Central dos Estudantes da UFF.
Candidatou-se, pela primeira vez, em 1992, a uma vaga na Câmara de Vereadores. Aos 25 anos foi um dos vereadores mais votados de Araruama. Em seu primeiro mandato, além de presidente da Casa, exerceu a função de primeiro-secretário e participou de várias comissões, com atuação parlamentar intensa.
Na segunda eleição, em 1996, quase dobrou sua votação. Como vereador de oposição, André se debruçou sobre os problemas de Araruama e dedicou grande atenção às solicitações da população menos favorecida.
Em 1998, se candidatou a deputado estadual e teve cerca de nove mil votos, o que lhe deu prestígio eleitoral.
Em 2000, teve votação expressiva que lhe garantiu o terceiro mandato, quando presidiu a Câmara pela segunda vez, tendo na época a maior votação da história de Araruama.
No ano de 2004 disputou a Prefeitura e perdeu a eleição por menos de 1% de diferença. Em seguida, assumiu a Superintendência Regional da Secretaria de Estado de Governo, colaborando para a realização de projetos importantes em Araruama.
Ao lado do deputado estadual Paulo Melo, seu grande parceiro político, conseguiu levar diversos investimentos públicos para a cidade, como o Hospital Regional, a Farmácia Popular, a Faetec, além da importante revitalização da Lagoa de Araruama. Na Agricultura, levou para Araruama o Projeto Frutificar e conseguiu os investimentos para a urbanização e drenagem de diversos bairros da cidade.
Foi um dos coordenadores da vitoriosa campanha de Sérgio Cabral ao Governo do Estado e seu assessor na Secretaria de Governo. Sua principal função foi atuar junto ao governo informando todas as demandas da Região dos Lagos.
Jovem, André Mônica é amante dos esportes, pratica natação, futebol e caminhada, conciliando seu tempo com sua agenda intensa, o que o mantém em constante contato com a população das mais diversas classes e áreas. Divide seu tempo entre as atividades de produtor rural e político, elegendo esta última como prioridade de vida, pois seu ideal sempre esteve voltado ao bem-estar da população de Araruama, cidade pela qual tem verdadeira paixão.
A secretária Gracinha Marchon
Popularmente conhecida como Gracinha Marchon, Maria da Graça Marchon Silva, notável defensora das causas da Terceira Idade, é hoje a Secretária Municipal da Terceira Idade e Desenvolvimento Humano.
Gracinha Marchon surpreende, apesar do cargo e responsabilidade, pela simplicidade e humildade no trato com as pessoas. Aposentada pelo Tribunal de Justiça, Gracinha começou a trabalhar no Cartório (RCPN) aos 18 anos. Ali fazia registros de nascimento, casamentos, separações e falecimentos. A vida dedicada à atividade cartorária a fez conhecida e querida em toda Araruama.
Em 2008, diante do grande apelo de amigos e populares, participa ativamente do processo político e sai candidata a vereadora na chapa do atual prefeito, obtendo expressiva votação. Atualmente é a primeira suplente de sua coligação.
Secretária desde o início do governo André Mônica, Gracinha não mede esforços na promoção de políticas públicas para a Terceira Idade, Mulher e Juventude, atribuições de sua pasta.
O coordenador Eduardo Nunes
Cria de escola pública e do movimento estudantil, Eduardo Nunes foi fundador de vários movimentos e colaborou com a formação de inúmeros Grêmios Estudantis de Araruama e região. Parlamentar Juvenil eleito pelos alunos da rede estadual de ensino, aos 17 anos representou os jovens de Araruama na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, com notável reconhecimento pela sua atuação.
Na mesma época, motivado também pela política, ingressou na Universidade Veiga de Almeida, onde cursou História. Licenciado na área, é um amante da educação e defensor intransigente do seu valor para a construção do Brasil que sonhamos.
Professor e radialista, Eduardo, iniciado muito cedo no processo político, o vê como caminho para transformar a vida das pessoas para a melhor. Diante de tamanho fulgor ideológico e atendendo ao clamor de uma ala da juventude, Eduardo Nunes disputou as eleições de 2008, junto ao prefeito André Mônica.