O município de Araruama está prestes a ganhar um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), um programa do Ministério de Ciência e Tecnologia, coordenado e acompanhado, no Estado do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e desenvolvido pela Faetec. Um dos objetivos é oferecer capacitação de mão de obra para o desenvolvimento local, de acordo com a vocação econômica da região onde se insere. A primeira reunião entre o Governo Municipal e representantes do CVT já aconteceu.
- Há poucos dias recebemos a visita do coordenador do CVT, Antonio Reis, e de uma equipe do projeto, para discutirmos a implantação de uma unidade do Centro Vocacional no município. Descobrimos que Araruama possui uma grande demanda no ramo de construção civil e, por este motivo, foi sugerido que o núcleo da cidade oferecesse cursos de pedreiro, carpinteiro, eletricista, bombeiro hidráulico, pintor, ladrilheiro entre outros, além de um laboratório de eletroeletrônico e confecção de moda – explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Wancler Sidney Rodrigues Marinho.
Ao todo, cerca de 236 CVTs já foram implantados em todo o país. Somente no Estado do Rio de Janeiro existem cerca de 30 núcleos, e o próximo pode ser em Araruama. “Estamos agendando uma reunião com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, para concluirmos o projeto, que deve receber investimentos de cerca de R$ 1,5 milhão, incluindo a construção de uma sede própria, com espaços modulados. Assim que ele aprovar o projeto, iniciamos a construção” – explicou Wancler.
- A Região dos Lagos é um dos pontos do Estado do Rio de Janeiro que mais têm crescido impulsionados pelo turismo. E a vinda de um Centro Vocacional deste porte tende a alavancar, também, o desenvolvimento de Araruama. Com o CVT teremos mão-de-obra qualificada. Com mão-de-obra qualificada atrairemos novas empresas para nossa cidade, e quanto mais empresas se instalam, mais empregos oferecemos para nossa população – comemorou o prefeito André Mônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário