quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Acontece essa semana a chuva de meteoros mais intensa do ano




A chuva de meteoros Gemínidas, a mais intensa do ano, vai poder ser hoje observada na sua máxima atividade a partir de quase todos os lugares da Terra.

De acordo o Observatório Astronômico de Lisboa (OAL), esta chuva de meteoros, vulgarmente chamada de estrelas cadentes, é observável até 17 de Dezembro, mas a melhor altura para o fazer é mesmo durante a madrugada de quarta para quinta-feira. 

Considerada pela NASA a melhor chuva anual de estrelas cadentes, a queda de Gemínidas ocorre quando a Terra atravessa a órbita de um objeto rochoso designado 3200 Faeton, passando através dos seus detritos que se vaporizam ao entrar na atmosfera.

As Gemínidas são restos de destroços desse objeto celeste. O OAL informa que o número médio de meteoros por hora é de 120.

Naquela que é tida como a última chuva de estrelas do ano 2011, a noite de ontem deu início ao expoente máximo desta chuva de meteoros, que se prolongará pela noite de hoje de forma especialmente intensa.

A lua dificultará a observação da chuva de estrelas, mas se o céu estiver limpo prevê-se que possam ser observadas cerca de 40 Gemínidas por hora.

Além das Gemínidas, as principais chuvas de estrelas ocorrem, de acordo com o OAL, de 1 a 5 de Janeiro (Quadrântidas), de 17 de Julho a 24 de Agosto (Perseidas) e de 14 a 20 de Novembro (Leónidas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(22) 2665-1276