quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Proposta Pedagógica


A UNILA está empenhada em promover a educação em nível superior e desenvolverpesquisas em diversas áreas do conhecimento humano. É uma universidade de caráter internacional, onde metade dos seus alunos e professores tem cidadania brasileira e a outra metade é originária de outros países.
Estas características fazem com que a UNILA seja uma instituição bilingue. Os idiomas português e espanhol fazem parte da rotina diária e o bilinguismo é uma ferramenta chave na integração cultural e intelectual dentro da comunidade acadêmica.
A UNILA adotou a multiculturalidade e a interdisciplinaridade como conceitos básicos para o desenvolvimento de seu projeto pedagógico, voltado para a formação de profissionais e pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento econômico, social, cultural e político da América Latina.
A abordagem multicultural visa um modelo universitário que respeite a riqueza e diversidade cultural dos alunos e professores. A preocupação interdisciplinar se materializa na interatividade entre as diferentes áreas de conhecimento acadêmico, fortalecendo a vocação plurinacional e integradora da instituição.
Na Exposição Interministerial de Motivos que serviu de justificativa para o projeto de lei de criação da UNILA, reconhece-se a urgência de promo­ver, por intermédio do conhecimento e da cultura, a cooperação e o intercâmbio solidários com os demais países da América Latina, aspiração histórica que se tornou imperativa nos dias atuais. Num contexto de integração regional, as universidades constituem institui­ções privilegiadas para a instauração da cultura do respeito à diversidade concomitante a uma interação compartilhada do saber e da tecnologia. Destaca-se a necessidade de inte­riorizar e expandir a rede de instituições federais brasileiras nas regiões mais distantes dos centros urbanos desenvolvidos, inclusive nas regiões da fronteira com os países vizinhos da América do Sul.
O seu compromisso transcende reduções particularistas, tendo assim a pre­tensão de edificar-se e de ser referência para indicar e induzir caminhos que conduzam ao respeito mútuo e à reciprocidade de expectativas. Numa sociedade do conhecimento, a universidade precisa ampliar e fortalecer a sua tradição de referência. E, só o fará, à medi­da que conseguir reinventar-se e reconstruir-se à altura das incertezas e inseguranças que marcam nosso tempo. A ideia subjacente é que no futuro as sociedades dependerão, ao menos em parte, do grau de liderança intelectual e social das universidades. No contexto da América Latina, essa condição sobressai visivelmente tanto em decorrência da história da colonização do continente, como do papel que se reserva à América Latina para o avan­ço da democracia e da cultura de paz.

Objetivos da UNILA

O Projeto de Lei n. 2878/2008, que criou a UNILA estabelece, entre outros, os seguintes objetivos para a Universidade:
  1. Formar recursos humanos com competência para contribuir com o desen­volvimento e integração cultural e econômica latino-americana, fomentando o intercâm­bio científico e tecnológico entre as universidades e institutos de pesquisa da região;
  2. Caracterizar sua atuação pela ênfase no intercâmbio acadêmico e na cooperação solidária com os países do Mercosul e com os demais países da América Latina;
  3. Oferecer cursos e desenvolver programas de pesquisas em áreas de in­teresse mútuo dos países latino-americanos com ênfase nos recursos naturais, estudos sociais e linguísticos, relações internacionais e áreas consideradas estratégicas para o de­senvolvimento e integração regional;
  4. Contribuir para a consolidação e aprofundamento da democracia e a formação de estudantes comprometidos, em suas áreas profissionais, com a integração como objetivo estratégico da região em sua inserção na sociedade do conhecimento.
Para o cumprimento dessa missão integradora, o processo de seleção dos docentes e pesquisadores será aberto a candidatos dos diferentes países da região, sendo feito tanto em língua portuguesa como em língua espanhola e versando sobre temas que assegurem igualdade de condições entre os candidatos; da mesma forma, o processo de seleção dos alunos está aberto a estudantes dos diversos países.
Desde a sua fase inicial a UNILA foi pensada como um projeto com ambição inovadora e prospectiva, que se apoiaria em três direções-pilares:
  1. Interação em termos nacionais e transnacionais de forma solidária e com respeito mútuo;
  2. Compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável, tornando-o indissociável da justiça social e do equilíbrio do meio ambiente;
  3. Compartilhamento recíproco de recursos e conhecimentos científicos e tecnológicos com professores e estudantes da América Latina.

Ensino/Aprendizagem

A UNILA adota os seguintes princípios no desenvolvimento do seu programa de ensino e da aprendizagem:
  • Sistema de tutoria e co-tutoria no seu projeto pedagógico fazendo do estudante um elemento ativo no processo de ensino-aprendizagem permitindo maior atenção, dedicação e interlocução entre professor e aluno;
  • Formação nos níveis da graduação e da pós-graduação, dentro de uma concepção integradora do conhecimento no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, fundamentada na articulação com o Social (incorporando projetos com impacto sobre a região);
  • Rigor acadêmico no ensino e na pesquisa caminhando pari passu com a inclusão, estando atento para a garantia da permanência do aluno;
  • Articulação entre o alto nível teórico e as propostas/pesquisas aplicadas, den­tro de um processo de busca permanente.

Perfil dos Professores

O corpo docente da UNILA é formado por:
  • Um quadro fixo de professores permanentes, brasileiros e estrangei­ros (de forma a dar sustentação ao projeto pedagógico);
  • Um número substan­tivo de professores visitantes, colaboradores, com visibilidade internacional;
  • Professores seniores experientes cuja função principal é interagir com jovens professores doutores, a partir de uma visão e postura multidisciplinar e interdisciplinar;
  • Profissionais de reconhecida experiência gover­namental e empresarial para atuar em módulos específicos, ainda que não titulados com mestrado e doutorado.
O recrutamento dos docentes da UNILA obedece às seguintes pré-condições:
  • Dar preferência a educadores preocupados com a ideia de integração latino-americana, tendo compromisso ético, capacidade de interlocução e articulação com diferentes áreas do conhecimento e instituições;
  • Atrair professores visitantes e/ou profissionais qualificados através de oferta de bolsas (Capes e CNPq).
  • Oferecer incentivos aos professores efetivos, brasileiros e estrangeiros, para atraí-los à Foz do Iguaçu.



    Informações dadas pelo site: http://unila.edu.br/node/78

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