segunda-feira, 13 de agosto de 2012

'Pelas unhas e pelos pés me dirás quem és'

Olá, gatas!!

Achei uma super reportagem do Fernando Torquatto!!

Espero que gostem!!!

Cores nas unhas já foram símbolos de status
Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
 Não é de hoje que o esmalte exerce fascínio nas mulheres, já dizia o ditado “pelas unhas e pelos pés me dirás quem és”. Por volta de 3500 a.c., as egípcias pintavamas unhas com uma tintura de henna preta. Já as cores mais vibrantes eram de uso exclusivo da família real: Cleópatra preferia o vermelho-escuro e Nefertiti gostava do tom rubi.
 
Privilégio de rainhas ou de estrelas, hoje, a alegria das cores ostentadas nas mãos é democrática. No próximo verão aposte nas cores vivas, dourados e metalizados em produtos com qualidade.
 
Esmaltes são objetos de desejo em todo o mundo e as brasileiras – que estavam acostumadas a pagar em torno de R$3 por produto – podem adquirir agora produtos nacionais premium, com valor diferenciado e muito mais qualidade. Fico feliz por ter colocado, literalmente, nas mãos das nossas mulheres produtos que se igualam aos melhores do mundo, nas últimas três estações. Só na última temporada, por exemplo, se esgotaram mais de 500 mil unidades. E mais novidades estão por vir. 
 
Antigamente, as cores nas unhas serviam para destacar clãs e conferiam poder de distinção social. Na China antiga, em meados do século 3 a.c. os tons vermelhos e metálicos representavam status. Em Roma, ter unhas polidas era o mais importante. E essa tendência durou até o século XIX, quando as pessoas se limitavam a deixar as unhas curtas, lixadas e – em alguns casos – perfumadas com óleo e polidas com tira de couro.
 
No começo do século XX, os esmaltes ganharam fôlego em forma de soluções coloridas que duravam apenas algumas horas. Até que, em 1925, as primeiras soluções foram criadas. Parecidas com os esmaltes existentes hoje no mercado, os primeiros produtos foram produzidos a partir de estudos com tintas para carros. O rosa-claro aplicado no meio das unhas foi a primeira aposta. Na década de 30, as estrelas do cinema, como Rita Hayworth e Jean Harlow, pintavam as unhas das mãos e dos pés. Em 1932, surgiu um novo tipo de esmalte, com um leque variado de tons e cores mais brilhantes. 
 
Nas décadas seguintes, a indústria foi se aperfeiçoando cada vez mais. As unhas postiças surgiram como alternativa e, atualmente, existem até máquinas que imprimem imagens digitais para decorá-las. Por enquanto, a minha dica é: Viva as cores! Viva o Verão! E mostre quem você é e o seu poder de colorir e encantar o mundo.


Um Beijo.

gnt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(22) 2665-1276